terça-feira, 27 de julho de 2010

Arranhadores de Sonhos

Estava eu, linda, bela e fofa, nos meus últimos dias no trabalho antes de entrar de férias naquela sensação meio que "não vai dar tempo de deixar tudo arrumado antes das 18:00" e o desespero apertando quando do nada, surge o Ban-Ban-Bam do meu time (daqueles estilo chefão do chefe) para uma conversa (intimidadora) com todos seus subordinados (incluindo meu chefe e gerente). A primeira pergunta do Ban-Ban-Bam foi "Quem se certificou aqui recentemente?". Antes que eu pudesse responder meus chefes (orgulhosos por mim) já prontamente disseram que eu havia me certificado em MCTS SQL 2005. Para meu espanto e desapontamento a resposta do Ban-Ban-Bam foi "E não poderia ter tirado 2010? 2005 já está atrasado". Eu não sabia onde enfiar minha vergonha e explicar que essa, embora seja a primeira certificação e mais bostinha de todas, ainda é mais atualizada para a demanda que temos. E visto que nenhum cliente meu usa uma versão mais atualizada da qual me certifiquei eu estou mais que atualizada.
Além de não existir SQL 2010 e muito menos certificações para o inexistente SQL 2010. Mas isso é papo para Boi dormir.
Prontamente, meus dois chefes deram um rebolation e explicaram para o Ban-Ban-Bam isso que acabei de contar mas de forma mais polida pois se dependesse de mim as palavras seriam (crianças, saiam da recinto): "Porra, caralho! Seu filho da puta! Está querendo me foder?". Mas ainda bem que tem gente que consegue se controlar. Engoli minha vergonha, segurei minhas bochechas que ficaram vermelhas como tomate e fiquei lá com cara de paisagem ouvindo-o discurssar. Puxa vida! Já me sinto mal por ser a mais nova, com menos conhecimento e experiência. Ainda ouvir algo do gênero faz com que me sinta um grãozinho de areia no Saara.
Depois disso fiquei abismada. Como alguém que não entende o que eu faço pode vir me cobrar de algo que nem sabe a respeito? E que pelo visto nem procurou se atualizar ou entender o que faço para vir falar com o time. E tem mais: que arrogância de não admitir o erro e seguir em frente. Persiste como se eu ainda estivesse errada em querer melhorar.
Não vou deixar de correr atrás das próximas certificações por causa de um ignorante-arrogante. Mas todo e qualquer respeito que tinha por ele foi por ralo abaixo.
Seria a mesma coisa que eu me intrometer no trabalho dele e nas negociações com o cliente sem entender bulhufas dos Business' Needs. Eu sei meu lugar.

Pois entrei de férias com uma decepção grande nas costas (Ok, admito que dei uma choradinha de leve quando estava em casa e sozinha). Acredito que ela não foi pior porque meus chefes diretos (líder e gerente) me apoiam e muitas vezes acreditam em mim muito mais que eu mesma. Vide a cervejada rolando mundialmente sem panes nos bancos de dados! Caso contrário, estaria me sentindo uma merda.

Na faculdade eu aprendi, em todas as aulas, a me preparar para discursar ou dissertar na frente de qualquer pessoa. Seja ela expert no assunto ou iniciante. Parece-me que os Ban-Ban-Bam frequentaram as aulas de arrogância e intimidação por cargo e se esqueceram das aulas de preparação e empatia.

Ainda bem que hierarquia não muda minha cabeça. E sinceramente acho networking, seja ele por interesse ou para ambientar, uma bosta! Não sei ser social e não quero me socilizar com qualquer um.

Talvez eu esteja errada e deveria relevar e deixar de lado. Mas não consigo! Tenho um calinho bem dolorido que quando alguém pisa causa horrores. Eu não consigo perdoar (por isso não sirvo para ser católica e decepciono minha mãe) e nem esquecer quando me fazem mal.

Quando eu era mais nova (pirralhona mesmo) adorava ouvir meu avô tocar violão e cantar com ele:
"Oi que foi só pegar no cavaquinho
Pra nego bater
Mas seu contar o que é que pode um cavaquinho
Os home não vão crer:
Quando ele fere, fere firme
E dói que nem punhal
Quando ele invoca até parece
Um pega na geral

Genésio!
A mulher do vizinho
Sustenta aquele vagabundo
Veneno é com meu cavaquinho
Pois se eu to com ele
Encaro todo mundo
Se alguém pisa no meu calo
Puxo o cavaquinho
Pra cantar de galo"

Meu cavaco está afiado e tem gente que conhece o veneno dele.

Para os Ban-Ban-Bams arranhadores de sonhos só umas coisas: Empatia faz bem. Horizontalidade nas relações interpessoais auxiliam na imagem. E sonhos são para serem incentivados e não massacrados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário