quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Auf Wiedersehen

... e eu que passei uma semana toda na Europa? Acredita? Com essa vidinha medíocre que levo passei uma semana toda curtindo metal e enjoando de ver cabeludos bonitos.
Pois é. Fui ao Wacken Open Air. Mas antes de chegar ao Wacken realizei um sonho... e quem não tem sonhos de conhecer um lugar ou um monumento? Então, antes de realizar meu sonho de por ambos os pés na Alemanha ainda ganhei um presente: ver com esses olhos (que a terra há de comer) a Catedral de Notre Dame.
Se eu fosse mais frágil choraria porque ela é linda. Acredito que não peguei mais repulsa pela França graças à beleza da Catedral. Venhamos e convenhamos: oh, povinho arrogante e esnobe, hein? Tomei um banho de água fria na França pensando que seria bem tratada.
Cheguei na Alemanha já preparada para um comportamento hostil e eis que sou surpreendida com um povo amável e educado. Que coisa. Ainda bem que minha mãe me disse antes de sair de viagem: Viajar é cultura.
Descobri tantas coisas interessantes, pessoas legais e fatos chocantes. Aprendi que pudor e vergonha são coisas da nossa cabeça (nossa = brasileiros e brasileiras), confirmei que odeio acampar e acho que sou a única brasileira que vai solteira para Alemanha e não tira uma lasquinha de um Alemão.
Gente, é impossível a quantidade de gente que veio me falar (antes de depois da minha viagem) de casos de alemães que se casaram com brasileiras depois que as moçoilas brasucas pisaram no país germânico.
Só pode ser algo de errado comigo. Mas dane-se! Procuro o meu defeito depois... mais importante que isso foi que ví minhas bandas favoritas no mesmo evento. E quem se importa se eu era única "louca" agitando enquanto os alemães ficaram parados? Oras, eles assistem aos shows dessas bandas com mais freqüência que eu. E eu não sou de ficar parada mesmo.

Mas mudando um pouco de assunto, uma coisa que me chamou muitíssimo a atenção foi a maneira como eles mantêm relações com outras pessoas. Seria bem no esquema "cada um no seu quadrado".
É, do tipo, moçoilas de biquini desfilando pelo evento sem que nenhum rapaz chegasse nelas com aqueles xavecos furados ou ficasse babando e comendo-as com os olhos. Banho comunitário onde várias pessoas do mesmo sexo juntas sem que uma note a outra.
Eu morri de vergonha!!! Foi a pior parte depois de dormir no chão duro da barraca com uma fina camada de saco de dormir para amortecer.
Mas pergunte-me se vi algum casal "dando uns pegas"? Não, no máximo um selinho bem tímido com direito a olhadinha para os lados para ver se alguém viu ou reparou.
Esse pudor diferente do nosso me deixou espantada. Mas não para julgar e sim para aprender.

Adoro aprender! E voltei para casa trazendo (além de uma gripe franco-germânica) uma bagagem cultural mais extendida.

Claro que nem curti tomar banho com um bando de polaca junto... mas saber que para elas eu era "apenas uma moça tomando banho no chuveiro ao lado e nada mais" foi muito interessante. Aqui, a coisa seria diferente.


Finalmente em casa, dormida, quase curada e com as malas desfeitas. Fico rezando para que o euro se mantenha assim até ano que vem para que eu possa ir novamente e curtir horrores como curti esse ano.

Claro que vou mais experiente e com novas coisas para descobrir, mas a curiosidade ainda falará mais alto.

Para que tiver a chance de ir para fora: Vá! Seja para fora do país, da região, da cidade ou de casa! Aprender com os outros nem sempre traz boas lembranças (olha quem fala: meu ex-namorado estava há duas fileiras de mim no vôo de volta para o Brasil) mas com certeza deixa ensinamentos eternos!

Aqui jaz as palavras de uma pessoa que ainda está em estado de graça com as novidades. E mesmo tendo mala extraviada na ida (ihhh, não te contei? Foi uma desgraça! Mas no fim tudo deu certo!), acampado (horrível), banho coletivo e zerado com os alemães, estou feliz e contente! Que ano que vem seja melhor (sem mala extraviada e zero a zero)!

Um comentário:

  1. Olha que coincidência, procurando sobre o tão falado wacken open air e caí num blog. O que há de errado com a frança? fui super bem tratado lá. E como você disse, nada como ser só "mais um". O respeito é algo que os Brasileiros precisam aprender com os Europeus. Tb fui e não peguei ninguém. Mas uma semana é pouco tempo. Perdi a bagagem tb. Umas cuecas sujas e 4 camisetas cor de rosa "I love Parri", tinha uma revista holandesa de mulher nua tb (pesquisa de caráter científico apenas). vou passar mais vezes em seu blog. Até o ano que vem.. No wacken, ou no headbangers, ou no graspop, ou no summerbreeze... A europa respira metal.

    lml
    Rick

    ResponderExcluir